“José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco”.
Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa. (Mt 1, 18-24)
Irmãos e irmãs! Em nossa preparação para o Natal, lembramos de São José, esposo de Maria. Ele teve uma missão importante, na vinda de Jesus. Foi por ele que Jesus recebeu a descendência de Davi. Ele aceitou a missão, embora tivesse dúvidas, como lemos nestes Evangelho.
José é chamado o “Justo” que significa o “santo”. Os Evangelhos falam muito pouco de José. Ele só é mencionado quando necessário. Ele se coloca à disposição do chamado de Deus. Caminha com Maria, vai a Belém para o recenseamentos, onde acontece o nascimento de Jesus. Protege Maria e o Menino Jesus quando da perseguição de Herodes. Vai ao Templo com Maria para a celebração da purificação. Depois da perda e encontro de Jesus no Templo, os Evangelhos não falam nada mais a respeito de José. Tudo o mais acontece no silencio da Família de Nazaré.
Olhando o presépio, vemos José ao lado de Maria e diante do Menino Jesus. Imaginamos a alegria de São José ao estar com Maria e Jesus.
Neste dia, queremos lembrar os esposos e os pais, com suas alegrias e preocupações. Pedimos a São que abençoe e proteja todos os esposos e pais. Que nas dificuldades da caminhada do dia a dia, os pais possam pedir a sabedoria do Espírito Santo e acolher a vontade de Deus. “José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa”.
Que o texto final da belíssima letra da música do Pe. Zézinho – ESTOU PENSANDO EM DEUS – nos ajude a meditar o Natal que está chegando.
Tudo seria bem melhor
Se o Natal não fosse um dia
E se as mães fossem Maria
E se os pais fossem José
E se a gente parecesse
Com Jesus de Nazaré.
*********************
ORAÇÃO a SÃO JOSÉ
Ó São José, fostes escolhido
para amparar a Cristo em sua vida terrena.
Vós O ajudastes a crescer,
em ciência e sabedoria, diante de Deus e dos homens.
Vós O protegestes
dos que O perseguiam e O queriam matar.
Olhai, agora, para as nossas famílias.
Que as mães imitem Maria
e os pais sejam justos como José.
Que os filhos, todos nós
sejamos pareceidos com Jeus de Nazaré.
Amém.
Comentários: domagaspar@gmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário