“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).
O dia de hoje ficou célebre em toda a América do Norte, por causa do bárbaro assassinato de quatro freiras americanas em El Salvador, no ano de 1980. Chamavam-se elas: ITA CATARINA FORD, MAURA CLARKE, DOROTY KAZEL e JOANA DONOVAN. Viviam entre a população mais pobre e marginalizada. Cuidavam das vítimas da violência, em El Salvador. O assassínio as surpreendeu na hora em que se propunham um programa ainda mais generoso. A morte dessas irmãs mexeu com o coração do povo e com as relações entre os dois governos, jamais serão esquecidas, por causa da ação e das circunstâncias da sua morte.
Hoje a Igreja inteira lembra um dos maiores místicos do século XIV: o Bem-Aventurado JOÃO RUYSBROECK. Era padre belga, de grande simplicidade, de oração constante, em meio aos trabalhos manuais mais comuns. É lido ainda hoje, com sabor sempre novo. Morreu no século XIV.
Vamos também lembrar uma mulher: SANTA VIVIANA, célebre por causa de sua basílica em Roma, construída no século V, embora ela tivesse vivido no século III.
Na mesma cidade de Roma, ainda queremos lembrar os MÁRTIRES GREGOS, reencontrados em 1932, no cemitério de São Calixto.
As santas modernas, como as mártires religiosas norte-americanas, nos convidam a um testemunho constante emfavor dos pobres e dos perseguidos, em qualquer lugar do mundo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário