“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (ICor 9,16b)
Ao abrirmos o dia, lembramos o sequestro e assassinato de seis dirigentes de Frente Democrática Revolucionária, em El Salvador, no ano de 1980. Seus nomes: HENRIQUE ÁLVAREZ CÓRDOBA, MANUEL FRANCO, JOÃO CHACÓN, HUMBERTO MENDOZA, HENRIQUE ESCOBAR BARRERA e DOROTEU HERNÃNDEZ. Seus corpos foram transportados para a Catedral e aí venerados, sendo enterrados depois na própria cripta da igreja-mãe da Capital de El Salvador.
Vamos aos santos do dia. Recordamos, em primeiro lugar, SÃO MÁXIMO, monge de Lerins, que sucedeu a Santo Honorato. Foi eleito bispo de Aries, e recebeu, então, solicitações de todas as partes, para ajudar no pastoreio. Morreu em 462.
Da França do Sul, vamos à Áustria, para aí venerarmos SÃO VIRGÍLIO, também chamado pelos suíços de "Fergal". Era abade de um mosteiro irlandês, mas depois transferiu-se para Salzburgo, em 743, onde se tornou grande missionário, à imitação de São Bonifácio, que, aliás, não se entendia bem com ele. Somente após o martírio de São Bonifácio é que Virgílio foi sagrado bispo. Exerceu o pastoreio durante 30 anos.
Ainda em Paris, na França, temos um santo, cujo nome ficou ligado a ruas e bairros de Paris: SEVERINO. Era eremita, do século VI, que conquistou fama extraordinária, após a morte. No lugar onde ele construiu seu eremitério, ergueu-se depois a celebérrima igreja de "Saint Séverin", onde se reúnem hoje estudantes, universitários e professores, se realizam concertos, e onde a gente se sente em casa, como entre a multidão dos escolhidos de Deus.
Vamos apenas lembrar os mártires do Japão: TOMÁS COTENDA KIOUNA e seus Companheiros, de Nagasaki. Foram decapitados juntos, em 1619. São grandes santos, modelos para os cristãos.
É difícil dar a vida por Cristo, se não nos dis¬pusermos a ouvir o clamor dos pequeninos e a voz do Espírito Santo, dia por dia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário