do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com ele" (Rm 6,8).
Hoje é o "Dia da Bandeira". A celebração nos leva a venerar o Símbolo da Pátria e a depositar nova esperança no futuro auri-verde da Nacão.
--------A.B. Celebramos a festa dos Santos ROQUE GONZÁLES e seus companheiros, ALFONSO RODRÍGUEZ e JOÃO DE CASTILLO. Foram Beatificados pelo Papa Pio XI, em 28/01/1934 e canonizados pelo Papa João Paulo II em 16/05/1988.-------(Segue texto do Cardeal Arns).
Apesar de jovem, Roque introduziu um novo estilo de evangelização dos índios guaranis. Teve que enfrentar, por isso, o governador da Capital, com as mesmas palavras dos Apóstolos. Em suas viagens, chegou até o território brasileiro e argentino. Fundou o que hoje é o nosso sonho: a civilização do amor entre os guaranis. É chamado por eles de "pai e protetor". Morreu junto com seus companheiros jesuítas espanhóis, acima citados. Sua morte deu-se em 1628. .
Hoje, na Guatemala, também são lembrados os Pastores evangélicos chamados SANTOS JIMÉNEZ MARTINEZ e JERÔNIMO, conhecido como "Don Chamo". Ambos eram camponeses e companheiros inseparáveis e incansáveis na busca da justiça. O primeiro foi assassinado enquanto celebrava um culto e o segundo sobre sua esteira, enquanto lia a Bíblia Sagrada. Era o ano de 1980.
Mas vamos mencionar também uma mulher, o que fazemos com especial alegria. É SANTA MATILDE. Foi amiga de Santa Gertrudes e companheira dela na composição dos escritos sobre as graças místicas especiais com que Cristo as favorecia. Viveu no século XIII.
Ainda vamos passar pela França, onde veneramos a SANTO ODON, do século IX e X. Deu grandeimpulso à vida e ao trabalho dos monges.
Somos herdeiros de missionários. E somos herdeiros de evangelizadores autênticos, que deram a vida por nós.



Nenhum comentário:
Postar um comentário