CELEBRAÇÕES do dia 14 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim".  (Mt 18,5)

Hoje é o "Dia Nacional da Alfabetização". As inúmeras campanhas de alfabetização nos lembram a responsabilidade que temos diante das crianças e dos jovens que não sabem ler nem nos livros nem através dos acontecimentos da vida. Assim, ficam à margem da história e na dependência sempre maior dos outros. A alfabetização deve transformar-se num processo tão dinâmico, que possibilite à pessoa participar de toda a vida, entrar em comunhão com os irmãos, para a luta em favor da sociedade justa e fraterna. Aliás é o que nos ensina o Evangelho e o que nos propuseram o Papa e os Bispos da América Latina, reunidos em Puebla, em 1979.
O primeiro santo que queremos mencionar hoje é o Bispo ESTÊVÃO CUENOT, do século XIX. Teve que passar 26 anos escondido, na clandestinidade, na região de Binh-Dinh, em Aman. O Papa Pio X foi quem o beatificou, em 1909.
Precisamos também nomear uma mulher. Ê tão importante termos protetoras no Céu! Esta de hoje  chama-se MAXELENDA. Ê da França. Morreu pelo ano de 670, numa verdadeira tragédia, em que ela preferiu Cristo a qualquer outra situação de prazer ou de gozo.
E ainda evocamos SÃO LOURENÇO, Arcebispo de Dublin, na Irlanda, que ele recristianizou. Ele trouxe de volta a Pessoa e o Evangelho de lesus.

Quem ajuda uma criança, um jovem, a participar da vida em sua plenitude, conquista um amigo para si e para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário