“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Não há temor no amor” (1Jo 4,18a).
Vamos invocar hoje a figura histórica do bispo SÃO JOSAFÁ. Viveu na época em que a Igreja Ortodoxa Oriental se separou da Igreja Católica Romana. Era, portanto, o século XI. Desde criança e jovem, ele aderiu à união de todos os cristãos. Depois, como bispo, empenhou-se a fundo para promover o encontro entre católicos e ortodoxos. Sofreu calúnias, perseguições e contratempos de toda parte, por causa de seu trabalho em favor da unidade. Acabou mesmo como mártir, mas também como santo canonizado por Pio IX.
Perto da Rússia, terra de São Josafá, vamos encontrar os mártires da Polônia, BENTO, JOÃO, MATEUS e ISAAC. Eram os evangelizadores da terra do Papa João Paulo II. E tiveram como defensor o próprio empregado, chamado Cristiano, que acabou sendo, também ele, assassinado. Foram massacrados no ano de 1003.
Do norte da Europa passamos para o sul da Espanha. Aí vamos venerar, em Aragão, SANTO EMlLIO, um dos primeiros grandes monges daquela terra. Foi um santo extremamente generoso. Morreu aos 100 anos, em 574.
Ainda gostaríamos de nomear o bispo e confessor, SÃO CUNIBERTO, venerado na fronteira entre a Bélgica e a Alemanha, que viveu no sé¬culo VII.
A unidade dos cristãos, é o desejo expresso do próprio Cristo, na hora da despedida, e merece hoje, mais do que nunca, nossa atenção e nossa oração.


Nenhum comentário:
Postar um comentário