CELEBRAÇÕES do dia 09 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações"  (At 2,42).


Qual a mensagem de nossos Santos, para o dia de hoje?
Em primeiro lugar, a Igreja inteira festeja a DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO.
Essa Basílica - uma grande igreja, com o título especial de Basílica - era o antigo palácio do Imperador, transformado em templo e consagrado como tal, já no ano de 324. A velha Basílica, no entanto, foi substituída por um edifício novo, com o título de "Basílica de São João de Latrão", Catedral do Papa, Mãe e Cabeça de todas as igrejas do mundo. Sua nova consagração deu-se em 9 de novembro de 1726, pelo que é lembrada hoje.
Vamos à França. Lá se venera o primeiro bispo de Burges, SANTO URSINO. Ficou célebre pela amizade aos pobres, para quem construiu um belo templo, onde pudessem professar sua fé, como neoconvertidos.
Na mesma França, mas em Tours, venera-se o padre e confessor, chamado CLARO. O bispo São Martinho confiou-lhe a formação dos novos monges, verdadeiros modelos para o povo, no final do século IV.
Vamos também passar pela Inglaterra, para lembrar SÃO JORGE NAPPER. Foi padre e mártir, e muito se distinguiu por sua caridade, sobretudo, para com os companheiros de prisão. Morreu em 1610.
Não esqueçamos, porém, a mulher! Chamava-se TOMAÍS. Era muito estimada pelo povo em Constantinopla, Turquia, por causa de sua piedade e paciência. Morreu no século X.

Toda diocese tem uma igreja-mãe, na qual o povo gosta de reunir-se, como família de Deus, que reza e permanece unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário