Textos do livro:
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog
"Assim tereis condições para compreender qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede a todo conhecimento". (Ef 3,18-19a)
5 de novembro é o "Dia Nacional da Cultura". O que o Brasil mais precisa é de uma cultura própria, que exprima a alma do povo e garanta os grandes valores de nossa gente e de nossa terra.
E vamos aos santos de hoje e aos nossos heróis.
No Peru, morre em 1980 uma professora, chamada FANNY ABANTO. Era a animadora do ensino às comunidades populares. Quando morreu, de ataque cerebral, aos 40 anos - foi acompanhada até à sua última morada, por mais de dez mil escolares. Sem dúvida, uma educadora de grande porte, uma mulher inteiramente dedicada à cultura do povo.
O mundo inteiro venera hoje os pais de São João Batista: os santos ZACARIAS e ISABEL. Deles sabemos que ofereciam sacrifícios no Templo. E ambos são apresentados pela Escritura como "justos" diante de Deus.
Gostaríamos também de apresentar outra mulher: Santa BERTILA. De sua vida sabemos pouca coisa, porque morreu em 710. Mas é certo que criou uma escola de santas, como abadessa, na diocese de Meaux.
Afinal, SÃO CAIO, de Nagasaki. Estava sempre à busca da verdade, desde os doze anos. E depois de passar pela escola dos bonzos, encontrou a verdade no Catecismo. Tornou-se, a seguir, o apóstolo dos coreanos e japoneses. Morreu mártir, em 5 de novembro de 1624.
Na Polônia, neste dia, é venerado o Bem-Aventurado RAFAEL KALINOWSKI, falecido em 1907. Foi oficial do exército do czar e exilado na Sibéria. De lá voltando, entrou para os Carmelitas, onde se destacou como apóstolo do confessionário. João Paulo II o beatificou em 1983, na Polônia.
A.B. Hoje, estamos celebrando a vida do Beato Pe. MARIANO de La Mata Aparicio. Nasceu em 31 de dezembro de 1905 na Espanha. Em 25 de julho de 1930 foi ordenado sacerdote. Chegou ao Brasil em 21 de agosto de 1931. Falecer dia 05 de abril de 1983, em São Paulo. Foi beatificado no dia 05 de novembro de 2006, na Catedral da Sé, de São Paulo. Seus grandes amores foram: a Eucaristia, Nossa Senhora, os pobres e os enfermos. Suas grandes paixões foram a natureza, a família, as vocações agostinianas, as Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia e as crianças. ---------------------
A religião é o coração da cultura. E é preciso que ela passe por toda cultura, para sermos mais humanos e amigos de Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário