“Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”.
Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”. (Lc 13, 31-35)
Irmãos e irmãs! Jesus está a caminho de Jerusalém, realizando sua missão, até chegar “sua hora” de dar a vida pela nossa salvação. Os fariseus querem intimidar Jesus. Ele não tem medo, diz que vai concluir sua missão naqueles três últimos dias. Lamenta que a cidade de Jerusalém não saiba acolher a graça que lhe foi oferecida.
Estamos caminhando, todos os dias, até que chegue “nossa hora”. Temos momentos de fraqueza, de desanimo. Somos tentados a buscar outros caminhos, talvez mais fáceis e menos exigentes.
Animados pelo Espírito Santo, recebemos a graça de continuar realizando nossa missão, ocupando nosso lugar na vida da sociedade e da comunidade. Queremos contar com a proteção de Nossa Senhora nossa Mãe que sempre acompanhou seu Filho Jesus. Queremos ir até o fim, carregando nossa cruz que, às vezes, parece pesada demais.
Ao contrário dos fariseus, sejamos animadores para que ninguem tenha medo dos riscos, das perseguições. Hpa um medo especial que ninguém podemos ter: medo de ser honestos, de combater toda violência, toda corrupção. Sejamos testemunhas da verdade, da justiça, do amor de Jesus Cristo. Continuemos nossa reflexão, meditando o Salmo 10.
****************************
FUGIR PAHA QUE?
No Senhor encontrei o meu refúgio!
Como podem vocês dizer-me ainda:
"Foge depressa para as montanhas como um pássaro.
Os homens maus já estão aí, de armas em punho,
prontos para atacar.
Na calada da noite,
preparam-se para atirar nos homens honestos.
Anda logo! Tudo está perdido!
De que adianta ainda o justo reagir?"
Fugir, para quê,
se o Senhor está conosco,
O Senhor que domina do alto?
Ele já sabe de tudo isto,
seu olhar penetra a fundo na vida dos homens.
O Senhor prova o coração dos homens, bons e maus,
repudia os que empregam a violência.
Como no passado,
o castigo do Senhor sobre os maus,
será infalível e total.
A desgraça há de ser a sua herança.
Mas porque o Senhor ama a justiça,
seus amigos contemplarão a sua face..
Salmo 10

Nenhum comentário:
Postar um comentário