“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite inteira em oração a Deus". (Lc 6,12)
Quatro grandes santos enchem este dia, merecendo uma atenção especial.
O primeiro é SÃO GERMANO. Venerado na França. Seu maior mérito foi o de ter renovado a vida monástica, mas dentro do próprio mosteiro, e vivendo depois numa gruta próxima ao lago, sem deixar de participar da oração comum dos monges. Ele inspirou a São Francisco de Sales, que fez a transladação do corpo de São Germano, seis séculos depois, em 1621, e sonhava com a idéia de ser, também ele, eremita, para poder melhor rezar e escrever.
O segundo santo é SÃO ZENÓBIO. Dele sabemos que foi médico e padre, chamado a dar seu testemunho de fé, na perseguição de Diocleciano. Isso foi no início do século IV, na Síria.
Na França, vamos ao encontro de SÃO TEODÉRIO. Monge e padre, foi construtor de oratórios e mosteiros, onde se observava a Regra dos Santos Padres. Depois tornou-se eremita, mas atraía a confiança do povo para o seu retiro.
Afinal, vamos à quarta figura de hoje, uma santa, uma grande mulher da Bélgica. chamada ERMELINDA. Dedicou-se totalmente à vida contemplativa. Morreu aos 48 anos, pelo fim do século VI.
O diálogo com Deus, a oração, marca a vida de todos os santos, por mais influentes que eles sejam na história dos homens.


Nenhum comentário:
Postar um comentário