MEDITAÇÃO do dia 25 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:



Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Jesus parou e disse: “Chamai-o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”
O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus.
Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”.
Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46-52)
Irmãos e irmãs! Este é o último domingo do mês de outubro, em que fomos convidados a meditar e a rezar pelas missões. Hoje celebramos também o Dia Nacional da Juventude. (Veja o texto seguinte)
Jesus está caminhando, como sempre fazia. Um mendigo, Bartimeu. que é cego, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, que estava passando, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos mandaram que ele se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Ninguém queria ouvir o pobre mendigo cego. Ele só estava atrapalhando. "Pobre só atrapalha" para os que não tem amor. Ele grita mais alto, na esperança que Jesus o escute. E foi o que aconteceu.
Jesus interrompeu sua caminhada, parou e chamou o cego. Que felicidade para este homem, marginalizado, rejeitado por todos, inclusive pelos chamados religiosos. Ele pula de alegria e corre para Jesus. Pede a cura da vista. Jesus o atende. Recuperado, caminha com Jesus, testemunhando a ação de Jesus em sua vida.
Caídos à beira do caminho, jogados num canto, estão tantas pessoas, que gritam, pedindo nossa atenção. Estamos surdos, preocupados e ocupados com outras coisas. Podemos até reclamar que elas nos incomodam, e se pudéssemos, mandaríamos que se calassem.
Como é difícil ouvir; como é dificil parar; quanto custa dar atenção a uma pessoa pobre, mal vestida e até, às vezes, cheirando mal!
Jesus ouviu o grito do pobre cego, parou, chamou-o e lhe atendeu, curando a cegueira. Vida nova começou para Bartimeu que caminha com Jesus e com as pessoas que agora o aceitam.
Deveríamos ser presença de Jesus, caminhando pelas ruas da cidade. Se ouvíssemos os que gritam e pedem socorro; se parássemos e atendêssemos essas pessoas, o mundo que Jesus veio anunciar estaria acontecendo. Peçamos a Jesus a graça de sermos suas testemunhas, sinais reais de seu amor.
Como São Francisco de Assis, precisamos nos convencer que “até hoje fizemos pouco”, esta na hora de sair da teoria, do sentimentalismo; parar de reclamar e  começar a realizar o mandamento de Jesus” “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
**************************

O SENHOR FARÁ GRANDES COISAS CONOSCO ...
Aquela vez, em que Deus mudou o nosso destino,
tudo nos pareceu um sonho.
N osso rosto brilhou de alegria,
nossa boca se encheu de riso.
Chegou-se mesmo a dizer entre os outros povos:
"Deus realizou maravilhas com êles!"
De fato, o Senhor fez grandes coisas conosco.
Nossa alegria foi imensa!
Ah! Senhor, muda também agora o nosso destino,
à semelhança dos rios do sertão,
despertados pela chuva repentina.
Pois, quem semeia com lágrimas,
colhe com gritos de alegria.
Quem vai, vai chorando,
a semear sua semente.
Ao voltar, voltará cantando,
a carregar o seu trigo.
Salmo 125



Nenhum comentário:

Postar um comentário