CELEBRAÇÕES do dia 06 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Seja o vosso 'sim' sim, e o vosso 'não' não. O que passa disto vem do Maligno"  (Mt 5,37).



O Santo de hoje é SÃO BRUNO. Ele nos assusta, mas também nos empolga. Por que nos assusta? É o fundador da assim chamada "Cartuxa", onde moram monges que nunca falam. Vivem em silêncio total e perpétuo. E você pergunta: Quem agüenta isso?Começaram seis companheiros com São Bruno. Essa vida de silêncio no século XI, portanto, há nove séculos. E continua até hoje, em numerosas partes do mundo. O próprio São Bruno foi chamado a Roma pelo Papa Urbano II, seu discípulo, mas não agüentou. Precisava do silêncio. Mas também de companheiros do silêncio. E é este o segredo: vida contemplativa, mas comunitária e silenciosa.

Também convém lembrar uma mulher, embora em vida sofresse a maior contradição: SANTA MARIA FRANCISCA DAS CINCO CHAGAS. Foi uma doente pela vida fora. Muito combatida por uns e adorada por outros, conquistou a simpatia da cidade de Nápoles, na Itália, após a morte, ocorrida em 1791.


Vamos ainda, em rápida passagem, à Áustria, para aí encontrar o bispo, Bem-aventurado ADALBERTO. Melhor, eu diria, "Adalberão", como é cha¬mado por lá. Embora fosse padrinho do futuro imperador, mostrou fidelidade indefectível ao Papa Gregório VII e à Igreja. Foi Bispo no início do século XI.


Por fim, no Canadá, mais uma mulher: a Bem-aventurada MARIA ROSA DUROCHER, do sé¬culo XIX, fundadora da Congregação dos Santos Nomes de Jesus e Maria.  João Paulo II a beatificou em 1982.



Falar pode ser prata. Calar pode ser ouro. O importante é saber se no silêncio e na palavra está presente o Cristo Jesus e o amor a Deus e ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário