CELEBRAÇÕES do dia 05 de outubro


Textos do livro:


SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


"Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, a embriaguez, as preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia"  (Lc 21,34).

Hoje é dia de todos os moradores de cortiços, favelas, pensões e vilas, miséria que campeia na América Latina inteira. É lembrada a "Jornada dos Marginalizados da Cidade".

Celebramos hoje SÃO BENEDITO, o NEGRO, religioso franciscano. Nasceu na Sicília, filho de escravos, vindos da Etiópia. Foi eremita franciscano, Vivendo no Convento exerceu trabalhos humildes e chegou a ser Superior e, por fim foi trabalhar na cozinha. Morreu em 1589. Foi canonizado pelo Papa Pio VIII.

Mas é também o grande dia de SANTA FLORA, religiosa hospitaleira da Ordem de Jerusalém, do século XIV. Sua vida mística - ou seja, sua união constante com Deus - só rivaliza com sua própria caridade, que parecia insuperável para com os doentes.
Tanto quanto Flora, impressionaram, também, os dois monges MAURO e PLÁCIDO. Bem jovens ainda, foram confiados a São Bento, fundador de todos os beneditinos. As mais antigas ladainhas dos Santos trazem seus nomes. Foram, aliás, dignos de São Bento, patrono da Europa.


Mas vamos para o outro lado da Itália, na belíssima cidade de Fermo. Aí encontramos o Bem-aventurado JOÃO DE PENNA. Como franciscano, andou o mundo inteiro. E considerava-se "peregrino do amor". Só deixou de andar em 1275, quando Deus o chamou a si.


Queremos ainda nomear o Bem-aventurado RAIMUNDO DE CÁPUA. Foi discípulo de uma mulher, Catarina de Sena. E acabou sendo mestre geral dos dominicanos, para dar novo espírito à Ordem de São Domingos. Morreu em 1399.


Afinal, voltando à Itália, encontramos o Bem-aventurado BARTOLOMEU LONGO, leigo e Terceiro dominicano, fundador do famoso santuário de Pompéia e falecido ali mesmo, na célebre cidade, em 1926. João Paulo II o beatificou em 1980.

Ninguém tem morada fixa neste mundo. Somos peregrinos, uns à busca dos outros, para encontrarmos o Cristo em cada um e em todos. E para encontrarmos, juntos, a Casa do Pai, nossa morada comum e eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário