CELEBRAÇÕES do dia 02 de outubro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos nos céus vêem continuamente a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10).

Vamos aos santos de hoje. Gostaria de evocar, em primeiro lugar, os SANTOS ANJOS DA GUARDA, porque é neste dia que os lembramos de modo particular. Os Anjos da Guarda são mensageiros divinos, protetores dos homens, mencionados no Antigo Tes¬tamento e que foram também lembrados por Cristo.
A devoção a eles começou lá pelo século IX; mas em 1608, o Papa Paulo V autorizou essa festa de hoje, que o Papa Clemente X inseriu definitivamente no Calendário Litúrgico. em 1670.  Portanto, não só é permitido, mas até aconselhado venerarmos o Anjo, que Deus nos dá para guardar os nossos caminhos.

Vamos a um santo, chamado LEGER, Bispo de Autun, na França. Foi ele abade; depois, bispo. Quando a cidade de Autun foi cercada pelos inimigos, Leger entregou-se a eles; e estes lhe arrancaram os olhos, cortaram-lhe a língua e depois o mataram numa floresta. Isso foi em 678 ou 679. O Bispo, inocente, morreu para salvar a cidade. Hoje, um canto composto em memória dele, chamado "Complainte de Saint Léger", celebra seus louvores. Trata-se de um verdadeiro monumento da língua francesa.

No Japão podemos nomear quatro santos:
LUIS, LÚCIA, ANDRÉ FRANCISCO. Alguns eram pequenos, outros, grandes. Foram submetidos, durante dez semanas, a suplícios atrozes, para depois serem, uns decapitados, outros, queimados vivos. Isso foi em 1622, na grande perseguição aos cristãos japoneses.

Deus cuida de cada um de nós. Ele envia men¬sageiros para que nossos pés não tropecem em alguma pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário