Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
“Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos de males diversos traziam-nos, e Jesus, impondo as mãos sobre cada um, curava-os". ( Lc 4,40)
O dia dos SANTOS COSME e DAMIÃO cos¬tuma mexer com todos os centros espíritas de nos¬sas cidades. E muitos católicos se perguntam: Afi¬nal, quem foram eles, para se tornarem tão populares? São Gregório de Tours nos informa o seguinte: Os dois irmãos gêmeos, Cosme e Damião, eram médicos de profissão. Depois que se tornaram cris¬tãos, espantavam as enfermidades pelo mérito de suas virtudes e a intervenção de suas orações. É por isso que eles se tornaram tão célebres. Os Papas Símaco e Félix IV, no início do século VI, lhes dedicaram uma capela e basílica.
Neste mesmo dia, no Equador, são lembrados os cristãos e líderes da comunidade, chamados: LÁZAARO CONDO e CRISTOVÃO PAJUÑA, de Riobamba. Os índios que desceram das montanhas para participarem da missa de Monsenhor Proaño, ouviram-no exclamar, no começo da homilia: "Lázaro, levanta-te e anda!" De fato, o povo, a partir daí, sempre repete: “São eles a nossa força, Lázaro e Cristóvão".
Vamos à França, para lembrar a grande mulher, SANTA TERESA COUDERC. É a fundadora do Instituto do Cenáculo, tão conhecido entre nós. O que mais a marcou foi sua obediência e docilidade ao Espírito Santo, unida à admirável humildade. Viveu no século XIX e Paulo VI a canonizou em 1971.
Por fim, na Itália, o Abade SÃO NILO, dos séculos X e XI, considerado fundador da Abadia de Grottaferrata.
Alguns santos se tornaram muito populares. Mas o povo jamais deve esquecer que eles sempre quiseram e devem ser, caminho para Jesus e para Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário