Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Agora permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade" (lCor 13,13).
Hoje lembramos FRANCISCO LUÍS ESPINOZA, padre da Nicarágua, e seus companheiros. Foram todos mortos no momento em que iam procurar remédios para os refugiados da Escola de Agricultura. Isso ocorreu no dia 20 de setembro de 1978.
Da Nicarágua passamos à Inglaterra. Aí vamos encontrar o Bem-aventurado TOMÁS JOHNSON e os nove companheiros mártires. Três deles eram padres; um diácono, e cinco, irmãos leigos Cartuxos. A morte libertou-os de muitas torturas que sofriam no cárcere, até serem executados, neste dia, no ano de 1537.
Outro jovem, chamado CARLOS CORNAY, vem unir-se a esses ingleses, na distante Tonkin, no século XIX. Também era padre. Chegou à cidade antes de ser ordenado, em época de intensa perseguição. Foi traído, preso, executado. Mas seu exemplo suscitou a vocação de outro grande herói, chamado TEÓFANO VENARD.
Afinal, passamos à Espanha. E próximo a Córdoba, participamos da veneração ao Bem-aventurado FRANCISCO DE POSADAS (1644-1713). Ele era de alta linhagem. E, por esse motivo, sua entrada na Ordem dos Dominicanos provocou muita zombaria. Mas isso não o impediu de continuar a ser humilde, mesmo depois de sua palavra apostólica lhe ter trazido grande fama.
A caridade, quando reforçada pela palavra evangélica, é a semente mais preciosa que podemos plantar neste mundo de Deus

Nenhum comentário:
Postar um comentário