CELEBRAÇÕES do dia 19 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Quanto a mim, já fui oferecido em  libação e chegou o tempo de minha partida" (2Tm 4,6).

No início deste dia, vamos ao Chile, para aí comemorarmos o Padre JOÃO ALSINA HORTOS, assistente eclesiástico de diversos grupos cristãos. Foi um verdadeiro apóstolo e profeta dos bairros do operariado pobre de Santiago do Chile. Também seu corpo foi encontrado manchado de sangue - no rio Mapucho - atravessado por dez balas que lhe entraram pelas costas. Era o ano de 1973. Suas palavras, nas vésperas da morte, foram: “Se das cinzas chegamos de novo à vida, é de uma coisa pequenina que vocês vão renascer".

A Liturgia comemora hoje SÃO JANUÁRIO, Bispo de Benevento e mártir do século IV. É muito conhecido entre nós, por causa do assim chamado "milagre de San Genaro", ou seja: na festa dele, o sangue contido em dois frascos se liquefaz. E os fiéis aguardam esse fato com grande ansiedade e como sinal de bênçãos, de prosperidade e paz. Mas a verdade é que nunca se procedeu a um exame científico do assunto.

Hoje ainda podemos nomear três santos de nomes curiosos. Dois deles são bispos: PELÉ e NILO. O terceiro é ELIAS.Os três devem ter morrido no ano 310.

Mais célebre ainda é o Bispo SÃO TEODORO, de Canterbury, na Inglaterra. Foi organizador da Igreja e humanista original e extraordinário. Portanto, alguém que soube cultivar a bondade e, sobretudo, a harmonia na vida. Morreu pelos anos de 690.

Afinal, a mulher não é esquecida, pois, além de ser hoje a festa de NOSSA SENHORA DA SALETTE, temos ainda SANTA EMÍLIA DE RODAT, fundadora das Irmãs da Sagrada Família, falecida em 1852, na França.

O sangue dos mártires se une ao de Cristo, para lavar os nossos corações de toda maldade e confortar-nos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário