CELEBRAÇÕES do dia 15 de setembro


Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“Simeâo, disse a Maria... e a ti, uma espada transpassará tua alma! - - para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações". (Lc 2,348)

Chegamos exatamente à metade do mês. Hoje invocamos NOSSA SENHORA DAS DORES, ou seja, a Mãe, aos pés da Cruz. Ou ainda, como foi representada desde a Idade Média: A Mãe, com o Filho Jesus morto, nos braços. Na Semana Santa e em muitos outros dias de dor e sofrimento, essa imagem consola, conforta e leva a aceitar a vontade do Pai.

E os Santos de hoje?
Vamos começar por um herói. E, novamente, alguém do Chile. É o Padre ANTONIO LLIDÓ. Foi uma das grandes vítimas da chamada D.I.N.A., ou seja, Direção Nacional Chilena de Informações. É um serviço de informações, a polícia secreta daquele país. Apesar de ser torturado de maneira selvagem, sempre se ocupou mais dos outros presos, a quem distribuía sua pequena ração de alimento. Desapareceu de repente, em 1974, e nem o Núncio Apostólico nem os bispos receberam infor­mação alguma sobre sua morte ou a causa de seu desaparecimento.

Vamos citar também uma mulher. Desta vez, será a viúva SANTA CATARINA DE GENOVA. Conseguiu converter o marido, e após a morte dele, dirigiu um hospital, dedicando-se toda aos doentes. Chegou também a ser uma grande mística e escritora. Morreu em 1510.

Por fim, no Japão, mais um mártir: o Bem­-aventurado CAMILO COSTANZO, padre jesuíta, condenado pelo imperador a ser queimado vivo, fato que ocorreu em 1622.

Muita mãe já segurou nos braços o filho ferido ou morto. Justamente o nosso tempo repete o que Maria fez com Jesus. Que a Mãe dele dê força a todas as nossas mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário