CELEBRAÇÕES do dia 14 de setembro


Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Nós anunciamos Cristo crucificado, que, para os judeus é escândalo, para os gentios é lou­cura; mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus" (l Cor 1,23·24).

Hoje é a festa da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ. De fato, a Cruz nos acompanha desde o nas­cimento espiritual - o Batismo - até aos funerais. Ela está ao nosso lado nos instantes difíceis, mas também nos momentos festivos e esperançosos da vida. A Cruz chega a ser a fonte de todas as nossas esperanças cristãs. E é por ela que se abriu tam­bém para nós a porta do Paraíso definitivo. Pode­mos entrar no Céu, onde só reina o amor e não se conhece nem lágrima nem dor.

E quais os heróis e santos do dia?
No Chile, comemora-se o Padre MIGUEL WOODWARD. Tinha começado seus estudos na Inglaterra e terminou-os como engenheiro civil, lá mesmo, para entrar, em seguida, no Seminário do Chile. Tornou-se, assim, o irmão das pessoas mais pobres. Quando foi assassinado, o Padre Miguel era também operário e tinha apenas 41 anos. Isso acon­teceu aos 14 de setembro de 1973.

Do Chile, vamos à China. Aí, do século XVIII para o século XIX, existiu um grande bispo, cha­mado GABRIEL TAURIN DUFRESSE. Seus 20 anos de pastor, nas condições mais complexas e difíceis, foram coroados pelo martírio. Foi decapitado na presença de 33 cristãos, confes­sores da fé, em 1815.

Ainda vamos lembrar uma mulher de grande influência na Alemanha, embora fosse apenas em­pregada doméstica, e do campo. É NOTBURGA. Foi de uma piedade e de um bom senso robusto, uma verdadeira mulher forte.
---------------------------
"A.B". HOJE  dia 14 de setembro, celebramos o aniversário natalício de Dom PAULO EVARISTO ARNS, Cardeal Emérito da Arquidiocese de São Paulo. Ele tem inúmeros méritos. Foi o “o profeta de São Paulo”, no exercício de seu ministério com Pastor do da Arquidiocese de São Paulo, por quase 30 anos. Destacou-se como defensor dos pobres, dos ,marginalizados e, especialmente dos Direitos Humanos. É o coordenador da elaboração do livro denúncia - “BRASIL NUNCA ,MAIS” – que narra os horrores, e os crimes da ditadura militar. O Cardeal Arns é autor de mais de 50 livros, inclusive este. “SANTOS E HERÓIS DO POVO”, cujo texto estamos publicando cada dia. Louvamos e agradeçamos a Deus pela vida santa do querido irmão e pai, Dom Paulo Evaristso Arns. Que o Senhor lhe dê a alegria de sua doação constante ao povo de Deus. PARABENS DOM PAULO!
-------------------------
Ao fazer o sinal da cruz, sabemos que a Paixão de Cristo e sua Ressurreição são a única explicação para o sentido total da vida: a dor e O desejo de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário