CELEBRAÇÕES do dia 12 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” –
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós" (Fl 1,3).

Hoje, no Japão, temos duas grandes comemo­rações.
Uma é lembrada pelo simples nome de MÁR­TIRES JAPONESES. Foram homens queimados vivos, em Nagasaki, até crianças de 7 anos, degola­das. Entre as crianças, estavam, os pequenos Pedro e Paulo, além de Tomás, com 10 anos e Miguel, com 13.
A outra comemoração japonesa é a dos fran­ciscanos APOLINÁRIO FRANCO e TOMÁS DE ZUMARRAGA. O que podemos contar deles? Eram espanhóis, junto com quatro catequistas, estes, japoneses. Fo­ram condenados à fogueira. Era o dia 12 de setem­bro de 1622.

Agora, um sacristão da Bélgica: GUIDO. O mal que fez foi dedicar-se aos pobres junto a Notre Dame de Laeken. Foi também peregrino em Roma e em Jerusalém. Morreu no começo deste milênio.

Ainda há tempo de passar à Itália e festejar uma mulher chamada VITORIA FORNARI, viúva e fundadora das Anunciadas. Casou com 17 anos, teve 6 filhos, em 8 anos de casada. Todos se tor­naram religiosos, menos um menino que morreu cedo. Aos 42 anos, a própria Vitória se fez religiosa e reuniu em torno de si as companheiras para a nova Congregação. Morreu em 1617. o mundo parece por vezes tão grande!

As boas notícias, mas sobretudo as pessoas generosas, tor­nam o mundo, o universo, e o nosso lar, a casa dos amigos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário