Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"O Senhor me libertará de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celeste", (2Tm 4,18a)
O Concílio Vaticano II havia pedido que se formasse a Comissão de Justiça e Paz, tarefa que foi executada logo após, pelo pranteado e tão venerado Papa Paulo VI. Logo a seguir, já em 1967, formou-se a primeira Comissão de Justiça e Paz, na América Latina. Não demorou muito para que diversas Comissões semelhantes atuassem, com energia e coragem, em vários pontos de nossa Terra.
Hoje é cultuada na América Latina a MEMÓRIA DOS CRISTÃOS VENEZUELANOS, caídos na luta pela justiça e pela paz em seu país.
E os santos de hoje?
Na Palestina, venera-se o PROFETA ZACARIAS que, com muita audácia e inspiração, levou o povo a reconstruir o templo, após o exílio da Babilônia.
Mas celebramos também um santo do Novo Testamento: ONESIFORO. São Paulo lhe dá um duplo louvor. Primeiro, o de não ter tido vergonha de visitar o Apóstolo preso. Segundo, porque Onesíforo lhe prestara relevantes serviços, quando São Paulo se encontrava numa situação difícil, em Efeso.
Em Cartago, na atual Tunísia, hoje é o dia dos mártires DONACIANO, LETO e Companheiros. Os dois primeiros, nomeados, eram Bispos muito perseguidos no século V. Leto foi queimado vivo.
Finalmente, em Roma, SANTO ELEUTERIO, do século VI, beneditino e conhecido de São Gregório. E muito admirado por sua simplicidade e espírito de oração.
A luta em favor da justiça e da paz se estende pelo mundo inteiro, através de grupos generosos e por vezes muito sacrificados. Que recebam o nosso apoio e a nossa oração!

Nenhum comentário:
Postar um comentário