COMEMORAÇÕES do dia 17 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,

"Ide por todo o mundo, proclamai o Evan­gelho a toda criatura" (Mc 16,15)

Vamos hoje à Terra do Papa João Paulo lI, a Polônia, para venerarmos aquele que se chama "o apóstolo da Polônia", porque conseguiu evan­gelizar não só aquele país, mas também a Rússia, a Lituânia e outras terras. Seu nome: SÃO JACINTO. Nasceu na Silésia. Entrou para a Ordem dos Dominicanos e realizou o grande sonho de São Do­mingos, de evangelizar o Norte da Europa. Começou seu trabalho em 1219 e teve que interrompê·lo e reiniciá·lo por causa da invasão dos tártaros. Morreu como gigante e herói, em 1257.

Da Polônia passamos à Itália e à França, para aí encontrarmos duas grandes mulheres. Uma delas, a da Itália, chamada SANTA CLARA, distinta da­quela que fundou as Clarissas, porque seguiu as Regras de Santo Agostinho. Fez da Paixão de Jesus, centro de toda a sua meditação e de sua atividade no mosteiro.
Outra Santa, a da França, chama·se JOANA DELANOUE e foi fundadora das Irmãs da Pro­vidência. Passou a vida cuidando dos pobres e dos órfãos, com uma paciência e uma fé de causar ad­miração. Morreu no ano de 1736 e foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1982.

Na África do Norte celebra-se a figura de SÃO LIBERATO e Companheiros monges, todos massacrados pelos carrascos do rei, no século V.

 Finalmente, SANTO EUSÊBIO, Papa, de curto pontificado no século IV, cujos despojos se encontram no cemitério de Calisto, em Roma.

O Evangelho pode iluminar um mosteiro, mas chegará a atingir povos inteiros, sobretudo através dos pequeninos e dos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário