CELEBRAÇÕES do dia 30 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Ide, pois, e aprendei o que significa: Mise­ricórdia é que eu quero, e não, sacrifício", (Mt 9,13a)

Hoje começamos a nossa viagem em busca de heróis, passando pela Espanha. Lá encontramos a Santa TERESA DE JESUS JORNET IBARS. No fim do século passado, ela fundou uma congregação religiosa, para cuidar dos velhos e abandonados. Ouando alguém a advertia, por causa de sua audácia, a corajosa Teresa costumava responder: "Ouando Deus me manda sempre mais pobres, tem que mandar-me também maior número de ben­feitores". Em Decreto da Santa Sé, de 25 de maio de 1984, foi proclamada: "Padroeira dos Anciãos do Brasil" .

Da Espanha passamos à França, onde viveu um santo de nome curioso: FIACRO. Os jardineiros o escolheram como patrono. Por isso, são numerosas as imagens dele, sempre com enxada na mão. Na Itália, encontramos o Bispo, amigo de São Francisco de Sales, chamado JUVENAL ANCINA. Homem culto, grande poeta, compôs em latim e em italiano, e sempre para incentivar a piedade e a liturgia.

Afinal em Roma, os Santos FÉLIX e ADAU­TO, mártires, na perseguição de Diocleciano, em 304. Encontram-se no cemitério da Via de Ostia.

Lembramos com imensa dor, neste dia, a chacina de Vigário Geral, Rio de Janeiro. Invadindo a favela,de madrugada, policiais mataram 7 menores enquanto dormiam e e uma mulher ajoelhada com a Bíblia na mão e um bebê de seis meses.

As flores e a poesia, ao invés de desviar-nos de nossos queridos anciãos e de todos os que so­frem, devem levar-nos a cuidar deles com sempre maior carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário