CELEBRAÇÕES do dia 24 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Jesus viu Natanael que se aproximava e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1,47).

Hoje é o dia do Apóstolo SÃO BARTOLO­MEU. Vem ele nomeado nas quatro listas do Co­légio Apostólico. Fazia, portanto, parte do grupo dos Doze, que acompanharam Jesus durante toda a sua vida pública. Sendo assim, foi testemunha da vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Cristo. Como São João não menciona o nome de São Bartolomeu, mas em lugar dele, coloca duas vezes o nome de Natanael, amigo de Filipe, os biblistas em geral identificam Natanael como Bartolomeu, o pescador das margens do Tiberíades, ou, como disse lesus: "Um israelita em quem não há engano". Talvez tenha trabalhado na Ásia Menor e che­gado até à India, como diz uma tradição antiga. Essa mesma tradição faz supor que morreu deca­pitado. Portanto, mártir da fé.

Vamos nomear hoje duas mulheres: A primeira é venerada em Nápoles: JOANA ANTIDIA THOURET, fundadora das Irmãs de Ca­ridade, de Besançon. Teve que sofrer muito, pelas desavenças na própria família religiosa que, aliás. se reconciliou após sua morte, ocorrida no início do século XIX. A outra Santa é venerada na França: SANTA EMÍUA DE VIALAR. Fundou uma congregação religiosa de assistência e ensino religioso, que se expandiu pelo Norte da África e no Oriente, por causa do belo espírito missionário, entre os séculos XVIII e XIX.

O louvor de Cristo, dado a Natanael ou Bar­tolomeu, merece especial consideração nos dias de hoje: Viver sem falsidade nem artifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário