CELEBRAÇÕES do dia 18 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,

"Virá a hora em que aquele que vos matar julgará realizar um ato de culto a Deus". (Jo 16,2b)

Lembramos hoje o Padre ALBERTO HUR­TADO, do Chile, amigo e companheiro de traba­lho do Bispo inesquecível, Dom Larraín, do CELAM. O Padre Alberto foi um verdadeiro profeta, através da revista "Mensagem", que fundou, e do livro do mesmo nome, que se tornou célebre. Profundamente piedoso e apostólico, levou ao Chile os Pequenos Irmãos de Jesus, de Foucauld. Morreu em 1952.

Muito venerada é SANTA HELENA. Foi espo­sa do Imperador Constâncio e mãe de Constantino, o Grande. Viveu ao lado de seu filho em Treves, Roma, e em Bizâncio. Convertida ao cristianismo, levou o Imperador a venerar os Lugares Santos. Conta a lenda que no monte das Oliveiras foi descoberta, pelos seus esforços, a Cruz de Cristo. Morreu em 328. O Imperador Constantino, seu filho, transladou seus restos mortais para Roma.

Em Nagasaki, no Japão, veneram-se os Bem­-aventurados PEDRO LUÍS e companheiros, que morreram mártires juntamente com 13 leigos japo­neses, em 1622. Foram traídos por comerciantes ingleses e ho­landeses, que os entregaram às autoridades do Japão, num tempo em que os cristãos eram perseguidos nesse país.

Finalmente, na Itália, SANTO AGAPITO, mártir dos primeiros tempos do cristianismo, de cuja vida pouco se sabe, a não ser que seu culto foi crescendo em Roma, a ponto de lhe terem sido dedicadas uma basílica e uma igreja.

Os evangelizadores lançam as sementes do Evangelho e muitas vezes devem regar essa semente com o seu sangue generoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário