COMEMORAÇÕES do dia 09 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985, do Cardeal Arns
"Que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor", (Ef 3,17)

Começamos o dia com uma visita a Roma, para aí venerar SÃO ROMANO, mártir. Ele exerceu o ministério - importante, naquele tempo, o século III - de porteiro. Em seguida, a lenda fez dele um soldado, con­vertido e batizado pelo célebre diácono São Lou­renço.

Mais ou menos no mesmo tempo, mas na Tu­nísia, África, na cidade de Cartago, venera-se SÃO NUMlDIO. Alguns o chamam também de São Numídico. O caso dele foi trágico, mas também heróico. Depois de maltratado e apedrejado, lançaram-no ao fogo, mas sua corajosa filha o arrancou do braseiro e o salvou da morte. Assim, o grande Bispo São Cipriano ainda pôde ordená-lo padre.

No começo do segundo milênio, tornou-se céle­bre, em Rouen, na França, o beneditino, Bispo e Confessor, SÃO MAURlLIO. Homem de estudos, foi primeiro chamado ao governo da abadia de San­ta Maria, de Florença. Depois, ao governo do arce­bispado de Rouen, em circunstâncias bastante deli­cadas. Morreu em 1067.

Afinal, em Florença - na Toscana, da Itália - o Bem-aventurado JOÃO DE SALERNO, domi­nicano, padre e confessor. Fez seus estudos de especialização em Bolonha, entusiasmou-se pelo ideal e pela Ordem de São Domingos, e teve a missão de estabelecer os domi­nicanos - e assim, a fé católica - em Santa Maria Novella. Terminou os dias venerado por toda a população do Centro da Itália, em 1242. --

Dia internacional dos povos indígenas. Cristo, Pastor da Igreja, confia a missa, o mi­nistério, a quem

Ele quer. Mas não deixa de confortar e reanimar por esses sacrifícios e ministérios toda a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário