JESUS ENSINA A REZAR, A ORAR. – 25/ 07/ 2010

EVANGELHO de LUCAS 11, 1-13

“Um dia, Jesus estava orando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”.
Ele respondeu: “Quando orardes, dizei:
Pai, santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação”.
E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’.
O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’.
Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”.


Certamente foram nossos pais que desde pequenos nos ensinaram a rezar a Ave Maria, o Pai Nosso, de modo especial. Depois, no catecismo, aprendemos outras orações.
Jesus nos ensina a mais completa de todas as orações, o Pai Nosso. Os evangelistas Lucas e Mateus narram esse ensinamento de Jesus de modo um pouco diveferente, como acontece em outros trechos dos seus evangelhos.


Em seguida Jesus chama nossa atenção para a necessidade que temos de pedir, como fazemos muitas vezes, em nossas orações.
Diz Jesus: “Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”.


Jesus acrescenta, ao contar a história dos amigos, que é preciso pedir com insistência.
Mas, isso não quer dizer que basta pedir a ajuda de Deus. È importante pensar que Jesus não nos dispensa de fazer a nossa parte. Não basta pedir o pão e ficar sentado em casa. É preciso ir à casa do amigo, trabalhar para conseguir o emprego e ganhar o pão.


Vamos pensar nesta semana, como estamos rezando, todos os dias. Estamos pedindo tudo que necessitamos? Estamos agradecendo o que recebemos, a começa da vida?
Nossa oração nos une mais às pessoas, nos torna mais respoonsáveis uns pelos outros?.


Rezemos, muitas vezes, o Pai Nosso, pensando em cada palavra, fazendo “nossas” as palavras que Jesus nos ensinou a dizer na mais linda de todas as orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário