Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Basta que o discípulo se torne como o mestre, e o servo, como o seu senhor" (Mt 10,25a).
Hoje lembramos SÃO PEDRO CRISOLOGO. cujo nome significa "palavra de ouro". Foi Arcebispo de Ravena, na Itália, e um dos mais eloquentes pregadores de todos os tempos. Conservamos seus sermões sobre o Novo Testamento, sobre o Credo, o Pai nosso e também sobre a Vida dos Santos. Foi um grande pastor, que morreu em 450, e recebeu o título de "Doutor", no século XVIII. Ainda hoje continua sendo nosso modelo de contato com o povo, de amor ao Evangelho, que inspira toda a nossa vida e ação.
No México, a nação inteira venera hoje o herói da independência, que é o Pe. MIGUEL HlDALGO. Com o estandarte da Virgem de Guadalupe na mão, reuniu uma tropa de mais de cem mil índios e mestiços, e instalou em Guadalajara um governo provisório, proclamando a igualdade dos índios, na sociedade mexicana. Sendo seu exército vencido, o Pe. Miguel foi fuzilado em 1811. Mas até hoje é venerado, mesmo pelos inimigos da Igreja, como "pai da Pátria mexicana".
Vamos lembrar também três mulheres: MÁXIMA, DONATILA e SEGUNDA, virgens e mártires. Seu martírio foi reconstituído e serviu de animação para muita gente dar a vida pelo próximo e por Jesus. O fato ocorreu em 304, na Tunísia.
Por fim, da Iugoslávia, SÃO LEOPOLDO MANDIC, Capuchinho, apóstolo do confessionário na Itália, onde trabalhou e morreu em 1942, tendo sido canonizado por João Paulo II em 1983.
Cada vida é uma vocação e uma missão. O amor e a fidelidade lhe dão sentido cristão.


Nenhum comentário:
Postar um comentário