Do livro: “SANTOS E HERÓIS POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"De madrugada, estando ainda escuro, Jesus se levantou e retirou-se para um lugar deserto e ali orava" (Mc 1,35).
-------------------------
Celebramos hoje o décimo quinto domingo do tempo comum.
-------------------------
A Igreja Universal (Igreja Católica) festeja hoje um santo de grande envergadura, quase insuperável na sua fluência sobre a História: SÃO BENTO, fundador dos beneditinos, pai dos monges do Ocidente. Primeiro, viveu sozinho com Deus, rezando, fazendo penitência. Depois, juntou discípulos. Afi nal, fundou uma dúzia de mosteiros, presididos por um Superior. A seguir deu autonomia a cada mosteiro e escreveu-lhes uma Regra, cheia de sabedoria, espiritualidade e sensibilidade histórica. Dessa Regra de São Bento nasceram muitas outras, com o objetivo de organizarem escolas do serviço divino. A moderação e o equilíbrio fizeram com que os Beneditinos, durante 1500 anos, continuassem a ser o centro da renovação litúrgica, dos estudos, da oração e também do trabalho na Igreja.
Vamos nomear também uma mulher: SANTA OLGA. Tornou-se célebre, porque foi precursora da conversão da Rússia ao cristianismo, Morreu em 969, 24 anos depois de sua conversão. Seria tão bom que hoje todos recorrêssemos a Santa Olga, para a nova conversão da Rússia!
Na Inglaterra, o Bem-Aventurado OLIVEIROS PLUNKET, do século XVII. Estudou Teologia em Roma, onde lecionou na Propaganda. Foi Arcebispo e Primaz da Irlanda, tendo sido martirizado com grande crueldade.
Muito podemos aprender dos homens e das mulheres, que se dedicam inteiramente à oração e ao trabalho, como fizeram os santos e como fez o próprio Jesus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário