CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 29 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
-----------------------------
Quando na cai num domingo, esta Festa é celebrada no domingo seguinte ao dia 29.
------------------------------

“Fitando-o, disse-lhe Jesus: 'Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas' (que quer dizer pedra)". (Jo 1,42).

29 de junho, festa de SÃO PEDRO e SÃO PAULO. Lembramos sobretudo São Pedro, o pescador. E São Paulo, o missionário.

Pedro, o primeiro Papa, apesar de ter negado a Jesus três vezes, foi sempre o entusiasta pelo Cristo e pela sua missão.  Foi assim que aprendeu a servir e não a ser servido.  Apesar de distinguido pelo Cristo, após a tríplice profissão de amor, continuou com seu temperamento impulsivo, mas humildemente apegado ao Mestre.  Depois de Pentecostes, foi o primeiro a falar ao povo. Também foi ao Templo para rezar, e aí fez o milagre pela fé em Jesus ressuscitado. Falou às autoridades do Templo. Julgou a Ananias e Safira. Visitou as diversas comunidades e decidiu que a Igreja devia ocupar-se também dos gentios, recebendo os não-judeus.
Depois do Concílio de Jerusalém, pelos idos de 49, pouco se ouve falar, nos Atos dos Apóstolos, desse príncipe, dessa Pedra, que é Pedro.  Sabemos, pela história, que foi Bispo de Roma.  E a ele se atribuem duas Cartas preciosas, do Novo Testamento.

São Paulo entra em cena por ocasião da morte do diácono Estevão. Daí por diante, podemos acompanhá-lo passo a passo em suas viagens de evangelização e, também, pelos Atos dos Apóstolos e  pelas 14 Epístolas ou cartas, dirigidas às comunidades cristãs de ontem e de hoje.  É impossível resumir tudo o que São Paulo fez em favor do cristianismo em todos os tempos. Uns, o apresentam como o maior promotor da liberdade do cristianismo. Outros  como autor da Síntese mais completa do mistério de Cristo.  E ninguém consegue resumir a grandeza e a  sublimidade de sua pessoa.

Pedro e Paulo, colunas da Igreja, são nossos orientadores e animadores na evangelização, e também na comunhão com Cristo e seu povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário