Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Aquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado" (Lc 12,48b).
------------------------------
HOJE, celebramos o décimo terceiro domingo do tempo comum.
------------------------------
Hoje veneramos, na Bolívia, os missionários dominicanos, TOMÁS DE SAN MARTIN e DOMINGOS DE SANTO TOMÁS. Foram eles os grandes defensores dos Índios contra senhores e governadores. Só Frei Tomás levantou mais de 60 escolas e, também, a célebre Universidade de São Marcos, em Lima.
Frei Domingos, por sua vez, escreveu a primeira gramática em língua "quechua". E dedicou a vida inteira às obras de misericórdia e à evangelização. Um ajudou o outro a ser grande na fé.
Também veneramos hoje SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA, que é chamado o "Doutor" por excelência, da Encarnação. Homem forte. Às vezes, forte demais. Soube afirmar que Nossa Senhora é verdadeira Mãe de Deus e não apenas mãe do Homem Jesus, como diziam outros, naqueles tempos famosos. Foi ele a alma do Concílio de Éfeso, em 431, e é chamado até hoje "Defensor invencível da maternidade da Virgem Maria".
Na Hungria venera-se SÃO LADlSLAU, Rei daquela terra. Foi sucessor e imitador de Santo Estevão, patrono da Hungria. Embora vivesse também em guerras, distinguiu-se mais pela fundação de numerosos mosteiros, para a defesa da fé, da instrução do povo e da celebração do culto divino.
Nem todos os santos foram simples cordeiros. Alguns se revelaram como leões, na luta que lhes parecia justa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário