Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Se fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. por isso o mundo vos odeia” . (Jo 15,19)
Hoje, na Guatemala, veneramos os missionários e mártires, JOSÉ MARIA GRAN e D0MINGOS BATZ. José Maria era padre. e Domingos, seu sacristão, pai de quatro filhos. Lutaram ao lado dos índios para a libertação dos mesmos. Foram vítimas de balas e metralhadoras, em 1980.
-
E agora vamos à Itália. Lá encontramos SÃO FRANCISCO CARACCIOLO. Curado milagrosamente, segundo ele, de uma lepra, quis dar toda a vida ao serviço de Deus e dos homens. Contam as crônicas que morreu em plena força da idade, em 1608, mas com a alegria visível de ver aproximar-se o Céu.
Na Numídia - atual Argélia - na África - vamos encontrar SANTO OPTATO, conhecido tanto com bispo e confessor, quanto igualmente como escritor. Nos seus escritos, acentua a catolicidade e a unidade da Igreja, preparando assim o caminho para Santo Agostinho, o maior teólogo da África e de todo o Ocidente. Morreu pelo ano de 370.
Ainda na África, na Etiópia, são venerados os capuchinhos, mártires: AGATÂNGELO e CASSIANO. Este último, aliás, era de origem portuguesa, embora nascido na França. Apesar de trabalharem pela união dos cristãos, sobretudo dos coptas, acabaram sendo martirizados, morrendo na forca, em 1638.
Trabalhar pelos outros nem sempre traz recompensa imediata. Prova-o o exemplo de Cristo e dos seus fiéis seguidores.


Nenhum comentário:
Postar um comentário