CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 04 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Se fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. por isso o mundo vos odeia” .   (Jo 15,19)


Hoje, na Guatemala, veneramos os missioná­rios e mártires, JOSÉ MARIA GRAN e D0MINGOS BATZ.  José Maria era padre. e Domingos, seu sacristão, pai de quatro filhos.  Lutaram ao lado dos índios para a libertação dos mesmos. Foram vítimas de balas e metralhadoras, em 1980.
                -
E agora vamos à Itália. Lá encontramos SÃO FRANCISCO CARACCIOLO. Curado milagrosamente, segundo ele, de uma lepra, quis dar toda a vida ao serviço de Deus e dos homens.  Contam as crônicas que morreu em plena força da idade, em 1608, mas com a alegria visível de  ver aproximar-se o Céu.     
              
Na Numídia - atual Argélia - na África -  vamos encontrar SANTO OPTATO, conhecido tanto com bispo e confessor, quanto igualmente como escritor.  Nos seus escritos, acentua a catolicidade e a unidade da Igreja, preparando assim o caminho para Santo Agostinho, o maior teólogo da África e de todo o Ocidente. Morreu pelo ano de 370.

Ainda na África, na Etiópia, são venerados os capuchinhos, mártires: AGATÂNGELO e CASSIANO. Este último, aliás, era de origem portuguesa, embora nascido na França. Apesar de trabalharem pela união dos cris­tãos, sobretudo dos coptas, acabaram sendo martirizados, morrendo na forca, em 1638.

Trabalhar pelos outros nem sempre traz recompensa imediata. Prova-o o exemplo de Cristo e dos seus fiéis seguidores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário