Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só,. mas se morrer, produzirá muito fruto" (]o 12,24),
No Brasil lembra-se hoje a morte do PADRE HENRIQUE PEREIRA NETO, em 1969. Até hoje, o crime ainda não foi esclarecido. apesar das numerosíssimas testemunhas do fato. Mais de cinco mil pessoas, sobretudo estudantes, acompanharam o cortejo até o cemitério, comentando como o Padre Henrique Pereira Neto fora amarrado a uma árvore e depois estrangulado; e a seguir, arrastado e crivado com três balas na cabeça. Ele tinha apenas 26 anos e era considerado, grande amigo dos estudantes,
Entre os santos, venera-se hoje SÃO FILIPE NERI. Foi um santo atraente sob todos os aspectos. Muito alegre, jovial e simples, teve uma caridade sem limites e uma total confiança em Deus. Fundou muitos Oratórios - Comunidades eclesiais de base, como as que temos hoje. Neles, as pessoas se reuniam para rezar, ouvir a palavra de Deus, cantar e pôr em comum os problemas da comunidade. Esses oratórios tornaram-se célebres e perduram ainda hoje.
Vamos mencionar uma mulher, SANTA MARIANA DE PAREDES, que viveu em Quito, nu Equador, no século XVII. Foi proclamada heroína da nação, por causa de sua dedicação aos pobres. Essa dedicação foi sempre acompanhada de orações e de sacrifícios.
Finalmente, SANTO ELEUTERIO, Papa. do século II, que foi, anteriormente, Diácono do Papa Aniceto.
O santo retrata, por um lado, a simplicidade do Mestre Jesus; e por outro lado, a paixão e ressurreição do Mestre, Cristo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário