CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


------------------------
HOJE, CELEBRAMOS A FESTA DE PENTECOSTES.
---------------------

"Uma árvore boa não pode dar frutos ruins, nem uma árvore má dar bons frutos...  É pelos frutos que os reconhecerei"   (Mt 7,18-20).

O Espírito de Deus sempre renova a força evangelizadora da Igreja! Isso nos é provado pelo santo, chamado GUIBERTO, beneditino, que evangelizou o povo húngaro, no final do primeiro milênio. São Guiberto tornou-se célebre não só pelas igrejas e conventos que construiu, mas, sobretudo, pela sua própria vida, humilde e simples.

A mulher marca presença hoje na figura da Bem-aventurada MARIA ÂNGELA ASTORCH, clarissa capuchinha da Espanha que viveu entre os séculos XVI e XVII. A fonte profunda de sua vida espiritual foi a Sagrada Escritura e o Ofício Divino. Não conhecemos a data precisa de sua morte, mas em 23 de maio de 1982, Maria Ângela foi beatificada pelo Santo Padre João Paulo II.

Veneramos também dois santos, que têm o mesmo nome: SÃO DÍDIMO. Ambos viveram na França, mas em tempos e regiões diversas. O mais recente São Dídimo é do século VII. E viveu como bispo e mártir na região de Lião. O próprio Papa Gregório Magno escreveu-lhe diversas cartas. Uma por exemplo, recomendando Santo Agostinho de Canterbury, que estava de passagem pela Inglaterra. Outra, dizendo que não gastasse seu tempo ensinando gramática. Afinal, foi tão grande como lutador, que mereceu a morte pelo martírio.

O mesmo aconteceu com o segundo São Dídimo. Era da Borgonha, na França, nos tempos da invasão germânica, no século IV.

Vamos lembrar, ainda, SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI. Viveu sempre doente, mas muito ativo, em contato com todas as misérias humanas. Foi um homem extraordinário!

Pela vida dos santos, descobrimos o Evangelho na prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário