CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 16 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

-------------------
 HOJE,  celebramos a Festa da ASCENÇÃO de Jesus ao Ceu.
--------------------------

"Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como um bronze que soa ou 'como um címbalo que tine".   (ICor 13,1).

Hoje veneramos, na Guatemala, o jornalista EDGARD CASTILHO. Foi assassinado em 1981,

Na Tchecoslováquia, é venerado um santo muito célebre: SÃO JOÃO NEPOMUCENO. É o protetor de todos os Cônegos do mundo, porque ele próprio foi Cônego da igreja metropolitana. Coberto de feridas e queimado em todo o seu corpo, foi lançado ao rio, no ano de 1393. Muitos o veneram como mártir do segredo do confessionário.

Vamos até à Lituânia. Aí encontramos um mártir: SANTO ANDRÉ BÔBOLA. Foi um apóstolo quase insuperável, morto com crueldade inaudita, quando acabava de celebrar a santa missa. Pio XI obteve, em 1923, o corpo desse santo, que os russos guardavam exposto, no Museu de Moscou. Santo André Bóbola é o Patrono da Lituânia.

Voltamos aos dias de hoje, para falar de VLADIMIR GHIKA, que morreu em 1954, como Padre da Diocese de Paris, embora fosse romeno. Foi preso. E dentro da cadeia tornou-se um grande apóstolo da caridade.

Finalmente, SÃO POSSÍDIO, da Numídia, discípulo e biógrafo de Santo Agostinho, Bispo e Confessor, morto no exílio por volta de 430; e SÃO BRENDANO, irlandês do século VI, sacerdote e navegador.

A generosidade dos cristãos brota do seu amor a Cristo e aos homens pelos quais Cristo deu a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário