CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 03 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"E quando  eu for elevado da  terra,  atrairei todos a mim"   (Jo 12,32).

Antigamente celebrávamos, no dia 3 de maio, a festa da Santa Cruz, atualmente lembrada numa só solenidade em 14 de setembro. E também evocávamos a primeira missa celebrada em nossa terra, por Frei Henrique de Coimbra, o franciscano que acompanhou as naus portuguesas, logo após o descobrimento do Brasil.

Este é o "Dia do Sertanejo", o desbravador de nossas matas de fato bravo, corajoso, homem prevenido, que sabe do mistério da terra, respeitando os mistérios do céu, ou seja, as chuvas, o sol, o bom e o mau tempo. Infelizmente ele está reduzido à situação de posseiro ameaçado de perder suas pequenas lavouras e até mesmo a possibilidade de sobreviver. Perdendo o pedaço de chão em que trabalha, perde ele também a sua estrutura social, sua contribuição para o crescimento de nossa agricultura, pois, mais de 90 por cento daquilo que comemos é produzido por esse pequeno agricultor, dos sertões, sítios e colônias de nossa terra.  O sertanejo evoca a música característica, que surge do sertão misterioso, tão sonhado e cantado por tantos brasileiros, que puderam ao menos uma vez, embrenhar-se nos sertões, nas matas virgens, onde não chegou ainda o asfalto e a destruição.

Os santos de hoje são dois grandes Apóstolos: SÃO FILIPE e SÃO TIAGO.

Filipe foi aquele discípulo que na hora da multiplicação dos pães perguntou a Jesus: "Como arranjaremos pão para tanta gente?" Palavras que poderiam parecer uma brincadeira do Apóstolo, diante do poder e sabedoria de Jesus. Mas quer-me parecer uma confidência, uma fala amiga, dita com simplicidade. Noutra vez, serviu ele de intermediário para os gregos, que queriam ver Jesus. Uma terceira vez o Evangelho fala explicitamente de Filipe: na hora da Ceia. Momento solene, todos meio aturdidos com as, palavras de Jesus. E Filipe faz este pedido ao Mestre: "Senhor, mostrai-nos o Pai, e isso nos basta!"
E Jesus lhe dá aquela resposta maravilhosa: "Filipe, quem me vê, vê o Pai".
Por todos esses acontecimentos, deduzimos a intimidade de Filipe com Jesus.

De São Tiago, sabemos bem pouca coisa. Mas o que sabemos é importante. Era primo de Jesus, por parte de mãe. Um grande líder, um Apóstolo importante, sempre nomeado na Bíblia, juntamente com Pedro e João. E no Concilio de Jerusalém, que foi a primeira assembléia da Igreja, a palavra desse Apóstolo foi decisiva. E o que é muito importante é que ele foi o primeiro apóstolo a dar o sangue pela causa de Cristo. Por ser ele muito influente, os judeus queriam afastá-lo, pensando acabar assim com a doutrina do Nazareno.

Em primeiro lugar, a intimidade com Jesus nos torna apóstolos eficientes, como o foram São Filipe e São Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário