Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Eu e o Pai somos um" (Ja 10,30).
O dia 2 de maio é dedicado aos DESAPARECIDOS das terras dos Maias, no México.
Na Nicarágua, venera-se hoje um menino, de apenas dez anos, martirizado com um tiro na cabeça e um carro da guarda Nacional passando depois sobre o seu corpo, para simular um acidente. Chamava-se LUIS ALFONSO VELÁZQUEZ. Foi organizador do Movimento Estudantil no curso primário e muito trabalhou em prol dos prisioneiros políticos de sua terra. Morreu em 1979.
Mas é também o dia que a Igreja dedica a SANTO ATANÁSIO, Bispo. Ele marcou época na história da Igreja. Em seu tempo, tudo parecia ir bem, tanto a vida religiosa quanto as relações entre Igreja e Estado, até que começaram a aparecer grupos de cristãos dissidentes na fé. Esses cristãos dissidentes não acreditavam na divindade de Cristo. Para eles, Cristo era apenas homem e nada mais. Estava pois implantada uma heresia. Aliás, houve várias heresias na época, tais como o arianismo, o nestorianismo, o monofisismo e outras. Era preciso que o Evangelho fosse aceito em sua integridade e que a vida cristã fosse vivida com inteireza.
Com tal objetivo é que se realizou o Concílio de Nicéia, em 325. E o que definiu esse Concílio? Que o Cristo tem a mesma substância que o Pai, sendo, portanto, da sua mesma natureza. Logo, Cristo é Deus e Homem.
E Santo Atanásio foi o maior defensor desta verdade, na Igreja grega, durante toda a sua vida.
Além desse grande Santo, vamos encontrar uma mulher de igual força. Ê SANTA MAFALDA, nascida perto do Porto, em Portugal. Tendo sido anulado o seu casamento com o rei Henrique, de Castela, ela tornou-se beneditina. Chegou a morrer como uma grande santa, no século XIII.
Só quem aceita Cristo como Deus e Homem, centro da história e de nossa vida, pode dizer-se verdadeiramente cristão e mensageiro de Jesus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário