Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. . (Mt 11,28)
Hoje festejamos o "Dia do Trabalho". Entretanto, o início dessa festa foi um dia de luto, porque marcou a revolta dos operários de Chicago - mulheres e crianças. Eram obrigados a trabalhar catorze a dezesseis horas por dia. Foram assassinados seis deles: e cinquenta ficaram feridos. Foi então que os trabalhadores levantaram a voz, dizendo:
"Ontem, as mulheres e as crianças dos pobres choraram seus maridos e seus pais, que caíram sob as balas, enquanto, nos palácios, os ricos enchiam as taças de vinho e bebiam à saúde dos assassinos da ordem! Enxugai vossas lágrimas, vós que sofreis! Coragem, escravos, em pé!"
De fato, os grevistas chegaram naquele dia, após essa intervenção sangrenta, à cifra imponente de 340 mil operários. A partir daí, começou a mudar a ordem, no mundo do trabalho.
Hoje, celebramos também um jovem missionário do Imaculado Coração de Maria. É CONRADO DE LA CRUZ, que morreu junto com o catequista HERLINDO CIFUENTES CASTILLO. Ambos foram sequestrados, em 1980, e até hoje não apareceram. O fato ocorreu na Guatemala. Por ocasião do desaparecimento, o Bispo juntou-se à manifestação do povo, suspendendo todas as celebrações religiosas, em sinal de luto.
Mas hoje é, sobretudo, a grande festa de SÃO JOSE OPERARIO. Embora já não conste no calendário litúrgico, essa festividade, estabelecida por PIO XII, em 1955, continua sendo lembrada.
É que São José, realmente, é modelo dos operários. Viveu silencioso, sempre cumpridor do dever e educador do Filho operário, Jesus.
Essa data, que antigamente era um dia de ódio transformou-se numa data de entendimento pacífico e de luta não-violenta.
Hoje lembramos também o grande profeta JEREMIAS. Ele é invocado no Egito. Após o assassinato de Godolias, teve que fugir da Palestina, morrendo no exílio. Aceita-se, por tradição, que tenha sido no Egito. Jeremias foi, sem dúvida, o grande intérprete da voz de Deus.
E vamos lembrar mais um santo: JOÃO EMLIO ANIZAN, servo de Deus, que morreu em 1928. Era padre e teve de passar por provas humilhantes, mas não se deixou abater. Fundou a Congregação dos Filhos da Caridade e soube morrer por amor, em 1928.
Finalmente, lembremos o Bem-aventurado RICARDO PAMPURI, nascido no século XIX, na Itália, que foi médico e religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Faleceu com 33 anos em 1930 e o Papa João Paulo II o beatificou em 1981.
O amor dá sentido a todo sofrimento, a todo sacrifício, porque o torna redentor, elemento de construção no Reino de Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário