CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)


"É para a liberdade que Cristo nos libertou". (Gl 5,la)

O nosso dia começa hoje na Suíça, onde evocamos SÃO FIDELIS DE SIGMARINGEN, capuchinho e mártir, um dos mais célebres de toda a Ordem dos Frades Menores.  Nasceu na Suábia, em 1578. Concluiu seus estudos na cidade de Friburgo, Alemanha. Tornou-se advogado e, depois, foi ordenado sacerdote.  O que mais admiramos nele é seu zelo, sua vasta cultura, a ponto de ter sido designado pela Congregação da Propaganda da Fé como Prefeito dos Grisões.  Teve que enfrentar aí toda a onda calvinista, que naquele tempo era muito forte e furiosa. Foi assassinado quando terminava de celebrar a santa Missa e de fazer a sua última grande pregação. Corria o ano de 1622.

Da Suíça passamos à Inglaterra, para venerarmos um Santo que tem o belo nome de MELITO. Era Bispo e Confessor. Mas antes disso, foi abade de Santo André. Deve ter feito parte daquele grupo que São Gregório Magno enviou para im­plantar o cristianismo na Inglaterra.  Foi ele o primeiro Bispo de Londres. Depois foi transferido como sucessor de São Lourenço, para Canterbury, sede-primaz, onde se tornou célebre. E aí morreu, em 624.

Afinal, evocamos uma mulher francesa, de espírito admirável, SANTA EUFRÁSIA.  Teve ela o dom do conselho e da força. Soube adaptar-se às necessidades novas dos tempos. E fundou a Obra do Bom Pastor, para atender às moças desamparadas ou desencaminhadas na vida. Quando morreu, sua congregação já estava espalhada por toda a Europa, Estados Unidos, Canadá e até a Austrália. Uma Santa digna dos tempos modernos!

Quem tem o coração livre para amar os outros e a Deus, já está construindo dentro de si e ao redor, o Reino da justiça, da verdade, da solidariedade e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário