CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 17 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“É mais fácil, passarem céu e terra do que uma só vírgula cair da Lei"   (Lc  16,17).

Nossa primeira viagem de hoje será à Borgonha, na França, terra dos bons vinhos. Foi aí que nasceu SANTO ESTÊVÃO HARDING, no século XI.  Como quase todos os santos dessa época, era também monge beneditino. Mas, tentado pelo espírito do mundo, abandonou o mosteiro e sua profissão religiosa. A seguir, fez uma peregrinação a Roma, talvez para expiar sua falta; e aí encontrou  São Roberto. Com ele, partiu para Citeaux, que era o grande centro da vida dos cistercienses. Quando morreu, em 1134, Santo Estêvão era mais que um bom monge; um grande santo.

Ainda na França, veneramos SÃO ROBERTO DE LA CHAISE-DIEU (nome que traduzido, significa "Cadeira de Deus"). É um lugar da França.  Chamado a ser beneditino, levou também dois companheiros consigo. Os três se dedicaram totalmente aos pobres e aos doentes; o tempo que lhes sobrava era empregado na celebração e na pregação para o povo.  São Roberto morreu no ano de 1067, depois de ter fundado umas cinquenta casas religiosas, para acolher a juventude que queria dedicar-se a Deus.

Este, também é o dia da Bem-aventurada CATARINA TEKAWITHA, norte-americana de origem indígena, do século XVII. Entre os índios da América do Norte, foi a primeira a emitir voto de virgindade. João Paulo II a beatificou em 1980, na mesma cerimônia em que o nosso José de Anchieta foi proclamado Bem-aventurado.

Afinal, gostaríamos de ir novamente à Tunísia e à cidade de Cartago, para aí venerarmos SÃO MAPALICO, que viveu no século III.  Foi um dos grandes mártires da antiguidade.  Depois  de ser torturado, ainda continuou anunciando a fé cristã. Foi então lançado na arena aos animais ferozes, recebendo assim a palma do martírio.  São Mapálico foi celebrado por um dos maiores escritores da antiguidade, São Cipriano.

Neste dia, no ano de 1966, o Papa Paulo VI beatificou a INÁCIO DE SANTIÁ do século  XVIII.  
   '
Por último, uma visita a Córdoba, onde encontramos os Santos mártires ELIAS, PAULO e ISIDORO. Elias era um velho padre português. Seus companheiros, Paulo e Isidoro, dois jovens monges espanhóis. Os três morreram mártires, sob a ocupação árabe, em 856.

Esses três santos permanecem até hoje como modelos da fé e da perseverança, unindo a idade madura com a idade das esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário