CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de abril 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo"   (lCor 9, 22b).

Vamos começar o dia de hoje com uma mulher dos tempos atuais. Morreu exatamente quando começava a primeira Grande Guerra, em 1914. É a Bem-aventurada HELENA GUERRA, da Toscana, Itália.
Foi fundadora das Religiosas do Ensino. Para tanto, tinha cultura muito elevada para o seu tempo. Chegou mesmo a publicar numerosos livros; um deles, sobre a missão do Espírito Santo em nossa vida, tema esse novamente em foco, nos tempos atuais.

Da Toscana vamos à Tunísia, no século XV, para aí encontrarmos SANTO ANTONIO NEYROT, dominicano e mártir. Nasceu na Itália e foi para a Tunísia, levado pelos piratas - seqüestrado, como diríamos hoje - a fim de trabalhar como escravo dos mouros. Conseguiu liberdade e depois casou-se. Mas no dia de Ramos de 1460, confessou de público sua fé cristã, diante das autoridades. Havia abjurado sua fé e agora retomava para sempre a Cristo.  Foi, por isso, massacrado pelas multidões, quase à semelhança de Jesus.

E agora, vamos à Espanha onde encontramos, nos anos de 1571 a 1625, SÃO MIGUEL DOS SANTOS. Foi dessas pessoas predestinadas, que Deus atrai a si desde a infância e preserva de todos os perigos.  Aos 12 anos já parecia um santo. Vivia praticamente da oração. Aos 14, entrou para a Ordem dos Trinitários, em Barcelona. Aos 16, já era professo. E aos 31, tornou-se Superior Geral de toda a Ordem.  Conta-se dele que sua piedade e contemplação foram tão grandes, que chegou a experimentar o êxtase. Entretanto, ele viveu sempre na simplicidade do seu Batismo, como todos nós devemos viver.

A fé é um dom de Deus, mas é também uma conquista, pois exige uma resposta de qualidade ao chamado de Deus para o Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário