CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 24 de março 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Sem efusão de sangue não há remissão".  (Hb 9,22b)

Hoje é um dia especialíssimo para nós, na América Latina. No dia 24 de março de 1980, o Arcebispo de San Salvador, DOM OSCAR ROMERO, foi morto no altar, misturando seu sangue com as ofertas que estava apresentando a Deus, pelo povo sofrido.  Seu último sermão, gravado na maior clareza possível, naquele instante da morte, foi um apelo de justiça e paz. E quando terminou a gravação, ouviram-se também na fita os tiros, que lhe arrebataram a vida terrena.
Eu mesmo me comovi diante dessa gravação, porque se tratava de um grande amigo meu, com quem me encontrara e que se correspondia comigo. Escreveu-me um bilhete, que recebi depois que ele fora assassinado. Ele mesmo, no entanto, profetizara: "Ressuscitarei em meio a meu povo. Vivo dentro do povo".

Outro servo de Deus de nossos dias é PAULO COUTURIER, que morreu em 1953 e distinguiu-se por ser apóstolo do Ecumenismo, quer dizer, da união universal dos cristãos em Lyon, na França. Foi ele o promotor da Semana da Unidade entre os cristãos. Embora francês de origem, sua atividade desenvolveu-se sobretudo no Oriente, a ponto de ser venerado mesmo por não-católicos, como grande cristão e sacerdote.

Hoje também se festeja uma série de Santos, como CATARINA da Suécia (1330-1381) e oito Mártires de Cesaréia da Palestina, século IV, dentre os quais:  S. DIONíSIO, RÔMULO e ALEXANDRE.

Vamos acrescentar mais um servo de Deus da França, chamado CAMILO COSTA. Morreu em 1910, e ficou conhecido como "pai dos órfãos".  Aliás, teve a graça de falecer na Sexta-Feira Santa. E os seus órfãos - seus filhos espirituais ­ quiseram enterrá-lo no Domingo da Páscoa. Puderam assim dizer com razão, que ele não morrera, mas entrara na Vida que jamais termina, a Vida com Cristo.

Todo verdadeiro santo continua ressuscitado e vivo no meio do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário