CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 01 de março 2010

Do livro:   “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".  (Lc 8,21)

Vamos iniciar com esperança e fé o mês de marçoMuita gente ainda o celebra como o "mês de São José", que foi o Protetor de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Mas é também, sobretudo para os jovens, um mês mais pesado, de retorno às aulas. Para a maior parte dos meus leitores, é também o mês da Qua­resma e da Campanha da Fraternidade.

Os Santos que hoje celebramos vêm de todas as partes do mundo, desde a Turquia até a Itália. Mencionamos em primeiro lugar SAN­TA ANTONINA. Dela temos a destacar a grande e inabalável fé. Era uma pobre e fraca mulher, já esgotada pelos muitos sofrimentos. Sofreu o martírio por causa de sua fé em Cristo. Fechada num saco, foi lançada no fundo de um lago. Seu doloroso martírio aconteceu durante uma das perseguições mais cruéis, sob o Imperador Diocleciano, em 306.
Eu disse que passaríamos por diversos países. Agora, vamos à Itália, para lá encontrar um Papa,  SÃO FÉLIX III, do século V, e uma mulher, a Bem-aventurada JOANA BONOMO, que viveu no século XVII.
O Papa São Félix III mostrou-se muito hábil em evitar uma divisão entre os cristãos do seu tempo. E, também, soube promover e aprofundar a fidelidade à própria doutrina de Jesus Cristo.
Joana Bonomo, por sua vez, foi uma grande mística. Ensinou-nos o abandono à Divina Provi­dência, sobretudo em tempo de conflitos e contra­dições. E quem é que não passa por conflitos e contradições na vida?
Passemos agora à Alemanha, onde se venera hoje SANTO SUITBERTO. Foi ele o grande apóstolo da Holanda, como Bispo e beneditino. Era conhecido como profeta, ou seja, um homem que fala em nome de Deus, com a força de Deus. Viveu no século VIII. Foi, no entanto, um profeta modesto, que ja­mais projetou sua pessoa, e, sim, a mensagem de Deus. Todos diziam dele: "E um homem de cora­ção suave".

Deus escolhe suas testemunhas, seus apóstolos, em todos os escalões da sociedade, E, apesar dos caracteres diferentes, realiza através deles um Reino de justiça, dando-nos a todos um incentivo sempre novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário