QUARESMA – CAMPANHA DA FRATERNIDADDE - 17 de fevereiro de 2010



HOJE é Quarta feira de cinzas, início da QUARESMA. 
São quarenta dias de orações, jejuns e esmolas, com que os cristãos católicos se preparam para celebrar a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para tornar mais concreto o processo de conversão, esforço de mudança de vida, para viver de modo mais profundo o Evangelho de Jesus Cristo, a Igreja convida a viver a Campanha da Fraternidade
É uma campanha promovida pela Igreja Católica, mas que. a cada cinco anos, é assumida também em caráter ecumênico, com a participação de diversas igrejas cristãs.
Cito agora um trecho da APRESENTAÇAO  do TEXTO-BASE.

“As Igrejas Cristãs no Brasil, presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC, apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, com o tema Economia e Vida e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). 
Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, e tem como objetivo geral: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". 
É necessário conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelas pelas palavras de Je­sus: "Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumulai para vós tesouros no céu." (Mt 6,19-20a). "Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24)
Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus”.

Vamos começar a refletir com nossas famílias, comunidades e pessoas de boa vontade o que a Campanha da Fraternidade Ecumênica está nos propondo.
*****************
ORAÇÃO
da CAMPANHA da FRATERNIDDE ECOMÊNICA  2010
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,
nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo
que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,
aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que
a boa nova que vem de ti é amor, compromisso
e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão
diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham
na promoção do bem comum e na condução
de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço
e a comunhão, promovendo uma economia
fraterna e solidária, para que a nossa sociedade
acolha a vinda do teu Reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário