Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Se a nossa morada terrestre, esta tenda, for destruída, teremos no céu um edifício, obra de Deus, morada eterna, não feita por mãos humanas" (2Cor 5,1),
Hoje é o "Dia Mundial do Hanseniano", Gostaria de chamar a atenção para todos aqueles que se dedicam a cuidar dos hansenianos. O próprio Papa, em sua visita ao Brasil, nos incentivou a tanto, quando visitou o Leprosário de Belém, a convite do bispo Dom Aristides Pirovano, que passava seus dias entre esses doentes. Felizmente, hoje os hansenianos - através de uma terapia bem aplicada - podem levar vida normal, na sociedade.
Ouais os santos de hoje? Entre os que vamos lembrar, está SÃO SULPÍCIO SEVERO. Era francês. Escritor e discípulo de São Martinho, cuja vida escreveu. Em torno dele se agruparam monges e clérigos a fim de fundarem um certo tipo de comunidade, que teve grande influência na história da França, Viveu no século III.
Outro santo, celebrado hoje, traz o nome de GENTIL (1471-1530), Um bonito nome, que ele bem mereceu, pois conseguiu aguentar uma esposa ciumenta e irascível, a quem aliás, deu dois filhos. Um deles tornou-se sacerdote e o outro morreu ainda criança. São Gentil, cognominado "o alfaiate de Veneza" perseverou firme até o fim, sem amargurar-se com o sofrimento que lhe infligiam dentro de sua própria casa ou fora dela.
No Brasil, evocamos o nome de um índio: ANGELO CRETAN. Foi o cacique dos Caingangues, martirizado em 1980, por defender seus companheiros e os direitos de sua nação indígena.
E também em 1980, lembramos MARIA ERCÍLIA e ANA CORÁLIA MARTINEZ, ambas estudantes e assistentes na Cruz Vermelha. Eram catequistas, e foram mortas pelo seu envolvimento nas lutas pela causa da libertação do seu povo, em EI Salvador.
Os cristãos podem ter sorte muito diversa: uns crescem e amadurecem nas virtudes, entre bons companheiros; outros se santificam em meio a provações quase insuportáveis.


Nenhum comentário:
Postar um comentário