CELEBRAÇÕES - 03 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve" (Mt 20,26).

Os santos e heróis, que lembraremos a cada dia, distinguem-se pelo fato de terem assumido o Evangelho como norma de vida; e as palavras e gestos de Cristo, como orientação para toda a existência.
-----------------------
Hoje é o 2o. domingo depois do Natal, Festa da EPIFANIA DO SENHOR, Festa dos SANTOS REIS MAGOS.
-----------------------
Hoje, nossa peregrinação nos leva até à França, onde encontramos a figura admirável de SANTA GENOVEVA, a Padroeira da cidade de Paris. Além de defender sua cidade com recursos materiais, cuidou também de afastar dali a fome; e, ainda, restituiu a esperança, numa hora em que a cidade se via cercada de inimigos.
Bem próximo de nós, em 1977, desaparecia na Argentina o menino JOSÉ URTEGA, de 3 anos de idade, vítima do regime militar de então. Ele tornou-se o símbolo de todas as crianças inocentes, desaparecidas naquele país vizinho.
Lembramos também, neste dia, o índio DIEGO QUIC. Era catequista e dirigente das Organizações Populares na Guatemala. Tombou em 1981, pela causa da Igreja e do seu povo.
Daqui vamos para Roma, onde encontramos o Bem-aventurado JOSÉ TOMMASI, que dedicou sua vida ao estudo da Bíblia e do Culto divino. Ele viveu na Cidade Eterna como cardeal, entre os séculos XVII e XVIII. Mas continua lembrado até ao dia de hoje.

Não separemos nunca a oração e o trabalho, a leitura da Palavra de Deus das atividades diárias. Nossa doação completa aos outros, a exemplo de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, é norma para quem quer ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário