CELEBRAÇÕES do dia 24 de dezembro


Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


“Veio para o que era seu, e os seus não o rece­beram" (]o 1,11).


Na vigília de Natal, lembramos todas as crian­ças órfãs, a quem Maria e Jesus dedicam a ternura que o Pai Çeleste recomenda, ao longo de toda a Revelação bíblica. Hoje é o "Dia do Orfão".
No Líbano, tão sacrificado, aparece a figura insuperável do monge maronita, padre e confessor, SÃO CHARBEL MAKHLOUF. Foi beatificado e canonizado em nossos dias - 1977 - depois de seu túmulo haver-se transformado, para cristãos e muçulmanos, em centro de devoção. É o primeiro Santo das Igrejas Orientais canonizado segundo a forma usada na Igreja Católica.
Não esqueçamos hoje a mulher. A liturgia nos apresenta dois nomes: ADÉLIA na Alemanha, e CONST ÂNCIÁ, na Itália.  Santa Adélia encheu de luz o fim do século VII e o começo do VIII, como abadessa beneditina e educadora da nobreza.
Santa Constância, dedicou-se, no século XIX, aos órfãos e às crianças abandonadas da zona rural. Acostumou seus pequenos protegidos a consagrarem no altar de Deus os primeiros frutos dos trabalhos do campo.
Afinal, na França, é venerado neste dia SÃO DELFIM, bispo e confessor, que desempenhou papel importante nos Concílios de Saragoça e Bordeaux. Morreu em 404.


Difícil imaginar-se obra mais meritória do que cuidar de uma criança, imagem do Deus-menino, mas órfã e carente de ternura materna e paterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário