“Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram. (Mt 4. 18-22)
Irmãos e irmãs! O chamado é sempre algo misterioso e maravilhoso. Jesus chama dois grupos de irmãos que farão parte dos seus primeiros companheiros, os apóstolos. Chama pessoalmente. O texto destaca que a resposta dos quatro é a mesma: deixaram tudo e seguiram imediatamente Jesus. Não puseram obstáculo, não pediram explicações. E vão até o fim, até a morte. Como Jesus. foram martirizados.
Jesus chamou muitos outros que o seguiram imediatamente como esses primeiros. Mas, houve alguns dos chamados que não aceitaram, dando as mais diversas desculpas.
Podemos nos perguntar, por que Jesus chamou essas pessoas simples, pescadores, e não chamou, por exemplo, os doutores da Lei?
Fomos chamados à vida para exercer uma missão. O chamado acontece sempre por puro amor de Deus. Nenhum de nós merece nada. Por isso, é importante que nos perguntemos:. como respondemos aos chamados de Jesus Cristo feitos por tantas pessoas, na comunidade, por exemplo?. Como pai ou como mãe, respondemos positivamente aos chamados para a reunião de pais? E os chamados para os clubes de bairro, sindicatos, etc.? Se dependesse de nós alguma coisa mudaria na comunidade, no bairro, na cidade? Será que é falta de tempo ou falta de outra coisa?
Às vezes. podemos pensar que somos apenas “torcedores” e esquecemos que na vida, todos fomos “escalados ”para jogar” para que “nosso time” seja vitorioso. Só torcendo, nada de novo vai acontecer na vida.
Como cristãos, como cidadãos, temos um lugar especial de participação.
Felizes são os que respondem imediatamente o SIM, aceitam,o chamado como fizeram os apóstolos. A resposta é sempre de cada um de nós.
******************
VOCAÇÃO
Se ouvires a voz do vento
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do tempo
Mandando esperar.
A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo
Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar
O trigo já se perdeu
Cresceu, ninguém colheu
E o mundo passando fome
De paz, de pão e de Deus
Pe. Zézinho SCJ

Nenhum comentário:
Postar um comentário