CELEBRAÇÕES do dia 15 de novembro

Textos do livro:




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se amais os que vos amam, que graça alcançais? Pois até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam".  (Lc 6,32).

Hoje, dia da proclamação da República, queremos pedir a Deus que os bens e valores do Brasil se tornem coisa pública, "res-publica", defendida por todos os cristãos e homens de boa vontade. Hoje não é apenas feriado nacional. Ê dia de oração, de reflexão e de ação comum.
O santo que enche a dia de hoje mereceu, também ele, ser chamado "Magno". Ê SANTO ALBERTO MAGNO. Foi talvez um dos maiores sábios do seu tempo. Mereceu este elogio da Igreja: "Iluminaste a todos. Foste preclaro por teus escritos. Iluminaste o mundo, porque soubeste tudo quanto se podia saber".
Santo Alberto Magno - o dominicano afamado - trabalhava até em laboratórios, como se faz hoje, para experimentação em Física e Química. Cultivou, acima de tudo, a Filosofia e a Teologia, para chegar até Deus. Morreu em 15 de novembro de 1280.
No México, veneramos JOÃO DEL VALLE, um grande amigo dos índios, sobretudo os da Colômbia e do México. Morreu em 1562.
E na Bolívia, lembramos o líder indígena JULIANO APASA, conhecido como "Tupac Katari", que morreu em defesa da liberdade do seu povo, mas em tempos mais modernos, em 15 de novem­bro de 1881.
Ainda vamos à França para venerarmos aí SANTO EUGÊNIO, mártir, e SÃO MALO, bispo e confessor. O primeiro, do século X. O segundo, do século VI.

Todas as coisas do mundo, quando conside­radas sob o aspecto da fé, nos levam a Deus e nos aproximam dos homens, a quem Deus tudo destinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário