do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A piedade é proveitosa a tudo, pois contém a promessa da vida presente e futura". (lTm 4,8b)
Neste dia nos reanimamos com a lembrança do "Patrono da Justiça Social", pois é assim que o Papa João XXIII chamou a SÃO MARTINHO DE PORRES. Foi o primeiro santo mulato, da América Latina. Era filho ilegítimo e rejeitado pelos próprios parentes. Apesar disso, conseguiu, a muito custo, ser admitido na Ordem dos Dominicanos. Sua dedicação total aos pobres, para os quais fundou um hospital, em Lima, lhe garantiu a simpatia de todos. Era um verdadeiro caboclo santo, porque na sua cela, no convento, guardava ervas e remédios caseiros, com que acudia humilde e piedosamente a todos os doentes pobres. Faleceu em 1639, e foi o Papa João XXIII que o canonizou.
Do Peru, passamos à Bélgica. Aí veneramos SANTO HUMBERTO, bispo e confessor de Liege. Depois de vinte anos de episcopado, em outra cidade, morreu como santo, em 727. Anos depois, seu corpo foi solenemente transportado para Liege, que hoje o venera.
Santo de grande prestígio foi PIRMINO, bispo e abade beneditino. Compôs um manual de sentenças muito do agrado dos monges daquele tempo, o século VIII.
Por fim, na França em Clairvaux, venera-se hoje o santo Arcebispo MALAQUIAS, assistido nos últimos momentos por São Bernardo, que veio a ser o seu biógrafo. Morreu em 1148.
Toda condição humana, mesmo a mais desfavorável, pode ser um caminho para chegar a Deus e revelar o seu amor aos homens.


Nenhum comentário:
Postar um comentário